domingo, 5 de julho de 2009

OBRAS de ARTES

"Miséria, miséria..."
100 x 80 cm
Acrílico sobre tela
09/2008
"Miséria, miséria..." é o segundo quadro da série de quadros que retratam a miséria nas ruas de S. Paulo. Infelizmente é um tema real em nosso país. Porém, a miséria não escolhe raça, sexo, nacionalidade ou faixa hetária. É, sem dúvida, um problema social que, em todo o mundo sempre tem alguém que sofre deste problema.
"Um pão para depois do cochilo - Miséria, miséria, miséria..."
80 x 100 cm
Acrílico sobre tela
09/2008
É o primeiro na série "Miséria", retrata a realidade de uma classe a beira da sociedade, muitos, dependentes do álcool, craque e outras drogas. O artista vive em contato com esta realidade. Membro da Igreja Batista Maranata em Taubaté, Henderson está sempre com pessoas nestas situações. Sua igreja apoia um centro de recuperação a dependentes químicos de Caçapava (cidade vizinha), neste centro de apoio existe uma programação para pessoas de rua. Neste evento o moradores de ruas, pessoas à beira das camadas sociais, teem a oportunidade de recuperação de sua estima e dependência química.

"MEDITAÇÃO E ORAÇÃO"
50X70 cm
Óleo sobre tela
04/2008
Este quadro representa uma nova fase, não artística, mas da vida. É o reencontro com sua natureza espiritual. Meditação e Oração é uma forma de mostrar que o artista está nesta fase de alimentação espiritual, a qual está recebendo.


"O FRATER"
50X70 cm
Óleo sobre tela
04/06/2008
Esta obra trata-se de uma encomenda que o artista recebeu em 2009, o qual produziu com técnica apurada para reproduzir com um certo realismo, cheio de detalhes, assim como a corrente de prata e óculos (brilho).

"Dona Evelin"

50x60 cm

Óleo sobre tela

05/05/2007

Este é o terceiro retrato que o artista produziu. Evelin é a esposa de Henderson L. Uxitisky, casaram em 2000 e neste quadro o artista reproduz o retrato de forma contemporânea com traços firmes e fortes, com bastante textura.

"A ITALIANA"
50x70 cm
Óleo sobre tela
02/2008
Este quadro marca o retorno à pintura acadêmica do artista Henderson L. Uxitisky - cores, textura, realismo e temática. Para se afirmar como pintor, principalmente como retratista, o artista retoma como principal ideal, a volta ao academicismo. Depois se vê em frente a uma nova fase de sua vida. Mais maduro, mais experiente com os pincéis, mergulha em uma pesquisa de temas à arbodar e nas encomendas de retratos.















"Adriana"
Óleo sobre tela
50x60 cm
Um dos primeiros retratos feitos por Henderson. Encomendado por um amigo próximo ao artista, ele representa sua amiga em uma obra de estilo modernista de pinceladas fortes. Adriana também é uma artista plástica, os dois lecionaram juntos na Escola de Artes em Taubaté.

"Serie Boxe - Popó - A Derrota"
Acrílico Sobre Tela
60x80 cm

É o terceiro trabalho da série de obras sobre "Boxe", neste quadro o artista representa a derrota, com a figura de Popó no Ringue. A série representa vários momentos de luta na carreira e vida do artista. Profissional, escpiritual e emocional. Atente para o detalhe da veia e a abertura do maxilar (visto por de trás), dá a impressão do movimento de um grito...




"Série Boxe - Ataque e Defesa"
Acrílico sobre tela
80x100 cm
maio/2008

Nesta obra Henderson quiz retratar a defesa de um ataque em uma luta. Aqui a luta trata-se do boxe, mas é uma representação da vida. É uma série que marca a transição pessoal na vida do artista, marcada neste momento por conflitos de pensamentos e afirmação de idéias e convicções.


"Serie Boxe - Ataque Inimigo"
Acrílico sobre tela
50x60 cm
maio/2008
É a segunda obra feita desta série. Neste momento de produção, o artista representa o ataque em uma tela menor do que as outras pertencentes a "série Boxe", com espatuladas fortes e contudentes. É representado aqui um ataque rápido e forte.









"Série Boxe - Popó - A Vitória"
Acrílico sobre tela
60x80 cm
maio/2008
Este é o primeiro trabalho da série. Nesta obra a figura é o boxer Popó. O artista Henderson L. Uxitisky começa sua série com a vítoria. Na verdade ele não impõe ordem sequêncial em sua produção. Apenas pinta dentro de uma prioridade. Nesta obra em específico, as pinceladas impressionistas, o uso moderno de cores, os puxados e riscos de cores da Arte-pop, estão presentes e dão a sensação de movimento.



"STANLEY CLARK"
Dimensão: 30x20 aprox.
Técnica: aquarela sobre papel
05/2006
A ligação de Henderson L. Uxitisky com a música é evidente, pois ele toca alguns instrumentos, não como profissional, mas como amante da música. Começou tocando violão, depois passou para o contrabaixo e, por último se arriscou na bateria. Stanley Clark é um de seus inspiradores contrabaixistas dos E.U.A. Nesta obra, ele se esforça para deixar o mais próximo do real o possível. Para isso, correu para a sua coleção de quadrinhos do Alex Ross (aquarelista realista de quadrinhos dos E.U.A. - Batman, Mulher Maravilha e Superman da DC), onde exprime traços inspirados neste talentosíssimo artista de New York.


"SOL GRAVE"
dimensões: 120x80 cm
técnica: óleo espatulado sobre tela
06/2006

"Sol Grave" é um título curioso, pois se trata não do sol (estrela), mas da nota sol a qual é representada na obra de Henderson L. Uxitisky, sol grave por que também se trata não de um "violão" e sim de um contrabaixo de cinco cordas e, exatamente a corda que a figura aperta é o "sol grave" do instrumento. Esta obra esteve exposta no Salão de Belas Artes de Ubatuba no ano de sua criação - 2006.

"VOCALISTA POP"

13/06/2006. Óleo sobre tela. 80x60 cm

Esta obra participou do Salão Nacional de Belas Artes de Ubatuba/SP no mesmo ano de criação. Seu estilo Pop com espatuladas coloridas nos remete a impressão de movimento, em meio a um ambiente de palco. Suas luzes de fundo dão um brilho diferente no ton de pele da figura. O artista retrata um show de música Pop-eletrônica - o tema de preferência do autor neste ano foi a música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário