terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Hora da Bóia




Hora da Bóia
50x70 - óléo sobre tela - 2009
Este quadro rendeu o prêmio do salão de Lorena deste mesmo ano de 2009. Quis retratar a dura vida do sertanejo ou do bóia-fria, ou qualquer outro trabalhador braçal, seja no campo, seja na cidade, em seu momento de comer algo para saciar sua fome. Sabemos que são trabalhadores que passam horas em um regime de trabalho longe do ideal humano.
"Penso nos personagens ocultos, verdadeiros heróis que são construtores de sonhos alheios e de rendimentos e lucros de outrem. Penso nas mãos calejadas do povo oprimido por donos de imensas fortunas e fortes poderes de manipulação. Penso na falta de educação, moradia e dinheiro de um povo que ajuda a construir escolas, casas e megas construções de centros financeiros. Os verdadeiros construres braçais não usufruem nada de seus serviços de pedreiros, eletricistas, armadores e auxiliares. O pouco que ganham são para forrar a barriga de comida mal comida e quem sabe pagar o aluguel. São gente de verdade, gente como a gente. Dos seus suores saem verdadeiras águas que regam o ganho no desespero da dura luta pela sobrevivência. Estes são os verdadeiros filhos do país, estes são os verdadeiros trabalhadores do Brasil. Eles merecem não somente reipeito de nossa parte, mas dignidade de vida." (Eu mesmo assino estas palavras escritas)

Este é um vídeo onde me mostra pintando algumas partes do quadro "hora da bóia", gosto de mostrar como faço alguns traços na pintura, além de ser interessante, mostra um pouco das minhas características pitorescas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário